-
Arquitetos: CR+A
- Área: 1685 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Chris Kewish
-
Fabricantes: Hunter Douglas, Cemex, Decorceramicas, Estilo Ingenieria, Parasoles tropicales
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto da pré-escola para o Colégio Britânico de Cartagena (CBC) consiste em um edifício para a primeira infância, em conformidade com os regulamentos atuais de planejamento e design físico-espacial de ambientes para educação inicial. Ele possui um posicionamento urbano único no setor de Bocagrande, onde a temperatura média varia entre 24ºC e 31ºC ao longo do ano, um determinante físico significativo no momento da concepção do projeto, ao qual se acrescenta a necessidade de uma ocupação eficiente por metro quadrado criando, assim, um ambiente seguro e confortável no desenvolvimento das experiências pedagógicas das crianças dentro dos índices normativos do terreno.
A pré-escola CBC é projetada sob o foco de uma aprendizagem eficaz com a relação entre o ensino teórico e o ensino físico-sensorial baseado na experiência; Dessa forma, busca-se atingir os mais altos níveis de motivação e desenvolvimento de habilidades que permitem que cada criança seja protagonista de seu próprio aprendizado e, portanto, com o potencial de ser uma pessoa autodidata. A materialidade e a solução arquitetônica do edifício optam por evitar que ele seja pretensioso e complexo, tomando como base o empilhamento vertical do programa de arquitetura, para que os diferentes acessos, espaços técnicos e ambiente dos bebês correspondentes aos menores alunos sejam desenvolvidos no térreo. Nos andares dois e três estão as crianças das séries seguintes e as salas de aula especializadas coexistindo; as atividades recreativas, esportivas e culturais ocorrem no terraço ou na plataforma de exploração, onde a mentalidade e o aprendizado criativos são expandidos e diversificados através dos sentidos e das brincadeiras.
A fachada de expressão única emerge de seu contexto imediato, enfatizando seu caráter institucional sem perder sua lógica protetora que isola o ambiente e condiciona o visual. O projeto é dotado de dinamismo e vivacidade harmônica, efeitos produzidos pela superposição de dois componentes claramente definidos, o primeiro são os brises de alumínio coloridos instalados verticalmente e distribuídos no perímetro para cobrir as faces expostas do leste e oeste; O segundo componente são elementos de concreto pré-fabricados igualmente coloridos (no local), que enquadram uma série de aberturas sequenciais que impedem a entrada direta da luz solar, o que produz um aumento na eficiência energética do edifício.